QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER ADOTADOS PELA COMPANHIA AÉREA EM CASO DE ATRASO OU CANCELAMENTO DE VOO?

Saiba quais os procedimentos que devem ser adotados pela companhia aérea em casos de atraso e cancelamento de voo

Saiba os procedimentos que devem ser adotados pela companhia aérea em casos de atraso e cancelamentos de voo

 

Casos de atraso e cancelamento de voo são recorrentes nos aeroportos espalhados pelo Brasil. Em meio a todo transtorno que o acontecimento poderá gerar, importante conscientizar os passageiros de seus direitos para que possa cobrar determinadas posições da companhia aérea, caso não o faça espontaneamente.

Primeiramente, havendo atraso ou cancelamento do voo, a companhia aérea deverá informar imediatamente o passageiro pelos meios de comunicação possíveis, seja por envio de e-mail, mensagem de celular, até mesmo pelos altos faltantes do próprio aeroporto.

Desta forma, devem informar que o voo irá atrasar em relação ao originalmente contrato, indicando nova previsão de partida e mais, deve dar justificativas sobre o ocorrido por escrito, se assim solicitado pelo passageiro, vejamos:

Art. 20. O transportador deverá informar
imediatamente ao passageiro pelos meios de
comunicação disponíveis:
I – que o voo irá atrasar em relação ao horário
originalmente contratado, indicando a nova previsão
do horário de partida; e
II – sobre o cancelamento do voo ou interrupção do
serviço.

§ 2º A informação sobre o motivo do atraso, do
cancelamento, da interrupção do serviço e da
preterição deverá ser prestada por escrito pelo
transportador, sempre que solicitada pelo passageiro.

Ademais, o passageiro deve ser atualizado acerca das informações sobre o voo a intervalo não superior a 30 minutos, observemos:

§ 1º O transportador deverá manter o passageiro informado, no máximo, a cada 30 (trinta) minutos quanto à previsão do novo horário de partida do voo nos casos de atraso.

A companhia aérea deverá oferecer alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser feito pelos passageiros nos seguintes casos:

a) Atraso de voo por mais de 4 horas.
b) Cancelamento de voo
c) Preterição de passageiro
d) Perda de conexão por culpa da companhia

Importante não deixar de mencionar a assistência material que deve ser fornecida pela companhia aérea em casos de atraso de voo:

a) Atraso superior a 1 hora: Comunicação e internet gratuita
b) Atraso superior a 2 horas: Voucher de alimentação
c) Atraso superior a 4 horas: Hotel (em caso de pernoite) e traslado ida e
volta

Portanto, em caso de atraso ou cancelamento de seu voo, faça diferente e exija seus direitos!

 

 

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